Andar com Deus

andar-com-Deus-e-andar-no-espírito2“Enoque andou com Deus; e já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado” Gn. 5.24

Pela fé Enoque foi arrebatado, de modo que não experimentou a morte; “e já não foi encontrado, porque Deus o havia arrebatado”, pois antes de ser arrebatado recebeu testemunho de que tinha agradado a Deus. Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. Hb. 11.5,6

Introdução:

O capítulo 5 do Gênesis traz o registro da genealogia de Adão, a partir de Sete como o substituto de Abel que viria a ser a descendência do Messias. Neste registro o autor faz uma pausa onde afirma a caminhada de Enoque com Deus. Encerra aqui o breve comentário a respeito deste que viria a ser incluído na galeria dos heróis da fé.

Sem biografia, sem história nas escrituras, e mesmo com a citação de Judas (14) para uma profecia dele, seus textos não participam de uma literatura inspirada.

No entanto, este Enoque nos fala de algo muito precioso e que foi a marca de sua vida. O testemunho recebido por Deus de alguém que andou com Ele.

Você tem andado com Deus?

Esta breve referência da vida de Enoque nos faz perceber pelo menos duas verdades importantes:

1) Que uma vida de fé não pressupõe notoriedade

Enoque tem seu nome aliado a fé junto de outros que tiveram histórias marcantes nas Escrituras. Seu testemunho foi a marca de alguém que Deus o chamou pra si. O mundo não era digno dele.

Uma pessoa que anda com Deus sempre será mais notada por Ele.

Muitos falam de Deus, mas não vivem com Ele. Vivem como se fossem amigos de qualquer um, menos de Deus.
Prova disso é a referência de Jesus sobre oração aos hipócritas no sermão do monte.

“E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.” Mt. 6.5,6

É no secreto da vida que escondem os segredos do coração e assim há maior intimidade com Deus.

2) Que uma vida de fé implica em relacionamento com Deus

A fé que Enoque carregava era mais que certeza, era um relacionamento com Deus. Era o resultado de uma entrega da vida a Deus.

Aprendemos com Enoque que fé implica em relacionamento, intimidade, experiência com Deus. O texto nos diz que ele recebera testemunho de que tinha agradado a Deus. E um bom testemunho só é possível a partir de relacionamento.

Buscar a certeza do que se espera e a prova do que se não vê sem uma caminhada com Deus será uma busca em vão, uma tentativa de produzir fé a partir de si mesmo, e que tornará sempre frustrante, ainda mais se esta busca for apenas com o intuito de se obter algo e não como resultado de entrega.

Vamos lembrar a experiência de Pedro ao andar sobre as águas:

“Senhor, disse Pedro, se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas. Venha, respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre as águas e foi na direção de Jesus. Mas quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: Senhor, salva-me! Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: Homem de pequena fé, por que você duvidou?” Mt. 14.28-31

Ao tirar os olhos de Jesus, Pedro começa a afundar, ou seja, quando nos entregamos às circunstâncias a fé se apequena, porque só é possível obter fé a partir de um relacionamento com Ele.

E é no relacionamento com Deus que recebemos um bom testemunho d’Ele.

Conclusão:

Andar com Deus é deixá-lo fazer parte de todos os momentos de sua vida, dos mais simples aos mais complexos, dos mais alegres aos mais tristes, das certezas e das incertezas.

O amor de Deus implicou em ofertar Jesus. O Emanuel, o Deus conosco. A promessa que eles esperavam chegou a nós. O Cristo, o unigênito do Pai, cheio de graça e verdade.

Andar com Deus portanto, é crer e testemunhar do Messias, vivendo em sintonia com Ele.

“[…] Desta forma sabemos que estamos nele: aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou.” I Jo. 5b,6

Enoque andou com Deus e teve seu nome registrado na galeria dos heróis da fé.

Ele pode não ter tido muito sucesso aos homens, mas teve seu testemunho assegurado por Deus.
Sua caminhada com Deus encheu sua vida de Fé!

E você, tem andado com Deus?

Bruno Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: